Transfusão de sangue: o que é?

Transfusão de sangue é um procedimento pelo qual um paciente recebe o sangue completo ou alguns hemocomponentes (plasma sanguíneo, plaquetas, hemácias e leucócitos)de um doador. Nos últimos anos, graças ao avanço da tecnologia e da medicina, a transfusão de sangue obteve uma melhora significativa no quesito segurança. Também graças ao procedimento antes da doação – em que o doador passa por exames e entrevista -, o processo é muito seguro. Sendo assim, os riscos de que haja uma infecção, por exemplo, são mínimos.

Porém, como todo procedimento médico, a transfusão pode causar algumas complicações no receptor como febre, alergia e hipotermia, entre outros. Normalmente, essas complicações são tratadas imediatamente, com o objetivo de minimizar os efeitos e, assim, preservar a vida do paciente. A transfusão deve ser acompanhada por um enfermeiro, que observa as condições do receptor enquanto ele passa por esse procedimento.

Para quê serve a transfusão?

A transfusão tem o objetivo de restaurar os níveis de sangue no organismo, aumentar a capacidade de transportar oxigênio, melhorar a imunidade ou corrigir algum distúrbio de coagulação no receptor. Ela é indicada em diversas situações: desde hemorragias causadas por traumas, como acidente, por exemplo, até situações onde esses componentes não funcionam da maneira correta ou são ausentes no organismo, como em indivíduos com hemofilia, quando não há a coagulação do sangue.A transfusão pode ser feita, ainda, em cirurgias, parto e em ocorrências em que é preciso repor grandes quantidades de sangue perdidas.

A maioria dos pacientes precisa de apenas um componente do sangue e, por isso, uma única doação pode salvar até quatro vidas. Mesmo assim, os bancos de sangue necessitam de uma grande quantidade de bolsas para suprir as necessidades dos hospitais, devido ao grande número de acidentes e doenças que demandam transfusões sanguíneas.

Vale lembrar que doar sangue não traz nenhum risco ou malefício à saúde – pelo contrário: o doador tem diversos benefícios para a saúde, além da sensação de ajudar o próximo, que é gratificante. Doe sangue. Doe vida!

 

 

O Time do Sangue é uma startup do bem, que tem como principal objetivo agilizar o processo de doação de sangue fazendo com que as pessoas salvem, no mínimo, 4 vidas com apenas 1 clique. Basta baixar o app, agendar sua doação e comparecer ao hemocentro no horário marcado. Sem filas.

Marcado com:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*