Quem pode doar sangue?

A doação de sangue é um ato de solidariedade simples e rápido. Em princípio, é possível dizer que qualquer pessoa pode doar, mas existem alguns requisitos que são levados em conta, visando à segurança de quem recebe o sangue.

Antes de doar, o voluntário passar por uma triagem, que consiste de uma entrevista sobre hábitos, condições de saúde e pré-existência de doenças. Além disso, o sangue passa por exames em laboratório antes de seguir para os hospitais. São feitos testes que podem detectar diferentes patologias e vírus, como HIV e hepatite, por exemplo.

No caso de pessoas saudáveis, existem algumas exigências determinadas por normas técnicase que estão relacionadas às boas condições de saúde e aos hábitos de vida do voluntário. Confira:

  • Ter entre 16 e 69 anos – Menores de idade devem apresentar autorização de um responsável legal. Em alguns hemocentros, a doação só será possível se o adolescente estiver acompanhado. Já para os idosos, a doação só será possível caso o doador já tenha doado sangue antes de completar 60 anos.
  • Ter peso igual ou maior que 50kg – O volume de sangue coletado está diretamente ligado ao peso do doador. Para os homens, o limite é de 9 ml de sangue para cada quilo. Já para as mulheres, o volume não pode exceder 8 ml por quilo.
  • Não ter anemia – Antes da doação, um teste rápido é realizado para detectar uma possível ausência de nutrientes.
  • Estar em boas condições de saúde no momento da doação – Não estar doente, com a pressão alterada (alta ou baixa), não ter febre, estar alimentado e descansado (mínimo de 8 horas dormidas na noite anterior);
  • Não ter feito tatuagem no último ano – furar a pele com agulha pode transmitir doenças;
  • Não ter bebido há pelo menos 12 horas da doação – é necessário que o álcool saia do organismo antes de ir para os bancos de sangue, pois pode causar problemas graves no receptor;
  • Não estar machucado – Mesmo um simples arranhão pode levar bactérias ao organismo. Em uma pessoa com a saúde comprometida, essas bactérias podem ser muito agressivas.
  • Não estar grávida ou amamentando bebê com menos de um ano – Essas condições exigem muitos nutrientes do corpo da mulher;
  • Apresentar documento oficial com foto – A doação não é permitida sem a apresentação de RG, CNH ou Passaporte.

Seguindo esses requisitos básicos, basta que o doador faça o agendamento no aplicativo Time do Sangue e compareça ao hemocentro no horário marcado. Segundo uma portaria do Ministério da Saúde, se o doador estiver inapto para a doação, deverá ser informado sobre os motivos. No caso de doenças impeditivas, é possível obter informações nos hemocentros, pois algumas normas em relação ao tempo necessário após a cura podem mudar.

O Time do Sangue é uma startup do bem, que tem como principal objetivo agilizar o processo de doação de sangue fazendo com que as pessoas salvem, no mínimo, 4 vidas com apenas 1 clique. Basta baixar o app, agendar sua doação e comparecer ao hemocentro no horário marcado. Sem filas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*