Por que o comportamento sexual é tão relevante na doação?

Antes de fazer a doação de sangue, todos os voluntários passam pela triagem clínica e laboratorial. O objetivo é coibir a possibilidade de doação de sangue contaminado. Na triagem clínica, é realizada uma entrevista que busca garantir total segurança no processo, evitando riscos de contaminação ou infecção.

Entre as perguntas feitas durante a entrevista, um dos temas mais abordados é a respeito do comportamento sexual do doador. Isso porque existem doenças transmitidas sexualmente que também podem ser transmitidas pela transfusão. Algumas delas, inclusive, podem demorar a serem identificadas nos exames de sangue.

No caso do vírus HIV, por exemplo, entre o momento da infecção e a produção de marcadores detectáveis pelos testes de laboratório pode haver um intervalo de 14 a 30 dias – chamado de janela imunológica.

Por isso, a análise do comportamento sexual do voluntário é importantíssima para o processo. Situações que levam a riscos de contração de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) são os principais impeditivos da doação durante a triagem, afinal, comportamentos de risco podem prejudicar o receptor.

Entre os comportamentos considerados de risco, vale destacar a falta de um parceiro sexual fixo. Qualquer pessoa que tenha tido relação com um ou mais parceiros ao longo do último ano, desde que não sejam relacionamentos estáveis, é considerada inapta à doação. O Ministério da Saúde orienta que o critério de seleção seja a prática sexual de risco e não a orientação sexual ou identidade de gênero.

Vale lembrar que estar inapto para realizar a doação no momento não significa que nunca mais o voluntário poderá doar sangue e sim que é necessário aguardar o prazo de segurança para que alguma possível doença possa ser detectada nos exames.

 

 

O Time do Sangue é uma startup do bem, que tem como principal objetivo agilizar o processo de doação de sangue fazendo com que as pessoas salvem, no mínimo, 4 vidas com apenas 1 clique. Basta baixar o app, agendar sua doação e comparecer ao hemocentro no horário marcado. Sem filas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*