Febre amarela x doação de sangue: como funciona?

Com o atual surto de febre amarela em diversas regiões do país e campanhas de proteção contra a doença, os estoques nos hemocentros de diversas regiões do Brasil ficaram ainda mais baixos do que o comum devido ao medo da população frente à febre amarela.

Neste cenário, uma dúvida bastante comum entre as pessoas interessadas em doar sangue é sobre a possibilidade de fazer a ação após tomar a vacina contra a febre amarela. A imunização é sim uma barreira para quem deseja doar sangue. No entanto, esse impedimento não dura muito tempo: após a imunização, o interessado deve aguardar um prazo de 30 dias antes de realizar uma doação de sangue. Mesmo no caso da vacina fracionada, que dura apenas oito anos.

O vírus atenuado da vacina se mantém em circulação no organismo humano durante cerca de três semanas. Caso a doação seja feita nesse período, o sangue pode estar contaminado e, assim, transmitir a doença para quem receber a transfusão – especialmente para pessoas com baixa imunidade. “Se você for um voluntário, é melhor doar sangue antes de tomar a vacina”, afirma o médico Juarez de Oliveira.

Pessoas que já tiveram a doença precisam ficar até seis meses sem colaborar com os bancos de sangue.  Lembrando que indivíduos que tiveram hepatite ou doenças chamadas infecto-contagiosas como Sífilis e Aids depois dos 11 anos de idade não podem doar sangue.

O médico ressalta que, no dia a dia, a febre amarela não é transmitida de pessoa para pessoa. A patologia é causada pela picada do mosquito Aedes aegypti infectado. “Vale ressaltar que nem todas as pessoas infectadas pelo vírus desenvolvem a doença, podendo apresentar sintomas fracos que passam em poucos dias. Outras, porém, podem ter febre alta, cansaço, dor de cabeça, náuseas, dores musculares e vômito de maneira repentina. Cerca de 15% das pessoas que adquirem a febre amarela não evoluem para a doença mais grave”, explica o médico.

O Time do Sangue é uma startup do bem, que tem como principal objetivo agilizar o processo de doação de sangue fazendo com que as pessoas salvem, no mínimo, 4 vidas com apenas 1 clique. Basta baixar o app, agendar sua doação e comparecer ao hemocentro no horário marcado. Sem filas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*