Compatibilidade sanguínea: para quem eu posso doar sangue?

Quando um voluntário segue até um hemonúcleo para doar sangue, ele não faz ideia quem será beneficiado por este gesto de amor. O que se sabe é que uma doação pode salvar até quatro vidas e que a falta de estoque pode interromper transfusões e outros procedimentos hospitalares.

A identidade de quem doa e quem recebe é mantida em sigilo. Mas o voluntário consegue entender para quem será destinado seu sangue (ou hemocomponentes como plasma e plaquetas, por exemplo) pela compatibilidade sanguínea. Isso significa que o sangue coletado não será doado para todos os que precisam: é preciso ter uma equivalência entre doador e receptor, do tipo sanguíneo e do Fator Rh.

O chamado sistema ABO é essencial neste processo, já que indica os quatro tipos sanguíneos existentes nos seres humanos: A, B, AB e O. Já o Fator Rh é determinado pela presença da proteína antígeno D na superfície dos glóbulos vermelhos. Pessoas com essa característica são classificadas como Fator Rh+ (positivo). E aquelas que não possuem naturalmente este antígeno recebem o nome de Fator Rh- (negativo).

Essa identificação do grupo sanguíneo e seu respectivo Fator Rh (O+, A+, B+, O-, B-, A-, AB+ e AB-) é determinante no momento de uma transfusão. Para receber o sangue, é preciso ter compatibilidade. Indivíduos com O- são considerados “doadores universais” e pessoas com AB+, “receptoras universais”.

Mas existem ressalvas: quem tem sangue O pode doar para qualquer pessoa, mas só pode receber daquelas com o mesmo tipo de sangue. Quem tem sangue AB recebe de qualquer pessoa, mas só pode doar para quem tem o mesmo tipo sanguíneo. Acompanhe:

Tipo A+: recebe sangue de pessoas A+, A-, O+ e O-. Pode doar para AB+ e A+

Tipo A-: doa para A+, A-, AB+ e AB- e pode receber de A- e O-

Tipo B+: só recebe sangue de indivíduos do tipo B+, B- ou O+ e O-. Pode doar para B+ e AB+

Tipo B-: recebe de B- e O- e doa para B+, B-, AB+ e AB-

Tipo AB+: recebe de todas as pessoas e pode doar para AB+

Tipo AB-: pode doar para AB+ e AB- e recebe de A-, B-, O- e AB-

Tipo O+: doa para A+, B+, O+ e AB+ e só recebe O+ e O-

Tipo O-: doa para todas as pessoas, mas só recebe de pessoas com tipo O-.

O Time do Sangue é uma startup do bem, que tem como principal objetivo agilizar o processo de doação de sangue fazendo com que as pessoas salvem, no mínimo, 4 vidas com apenas 1 clique. Basta baixar o app, agendar sua doação e comparecer ao hemocentro no horário marcado. Sem filas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*