5 benefícios para a saúde de quem doa sangue

Além de realizar um gesto de amor e salvar vidas, o doador de sangue tem uma série de benefícios. Em alguns lugares, por exemplo, o voluntário tem direito a meia-entrada em eventos culturais e esportivos, é isento de taxas para inscrições em concursos públicos e, ainda, possui atendimento preferencial em filas de banco, serviços públicos, entre outros.

O que pouca gente sabe é que doar sangue também traz benefícios para a saúde de quem doa. Muito mais que o fator psicológico, que faz o voluntário se sentir bem por ajudar o próximo, a ação gera uma série de mudanças benéficas à saúde do doador. Confira estes 5 benefícios de doar sangue:

1 – Faz bem ao coração

O sangue retirado ajuda na diminuição da quantidade de ferro no organismo, o que contribui com a saúde do sistema cardiovascular. Pode parecer estranho, já que o ferro tem papel importante no organismo, mas o excesso pode aumentar os riscos de derrames e ataques cardíacos. Doações regulares conseguem manter os níveis de ferro ideais para o bom funcionamento do corpo.

2 – Diminui os riscos de câncer

O excesso de ferro no organismo também pode causar estresse oxidativo e aumentar os riscos de câncer. Com a doação, o voluntário equilibra os níveis desse elemento no corpo, reduzindo as chances de desenvolver a doença.

3 – Faz bem ao fígado

O acúmulo de ferro no organismo é, ainda, prejudicial ao fígado – um dos órgãos mais importantes na digestão por metabolizar e armazenar nutrientes, além de filtrar o sangue. Junto com o pâncreas, o fígado éresponsável por absorver o excesso de ferro, o que pode sobrecarrega-lo.

4 – Equilibra o fluxo sanguíneo

Hábitos nada saudáveis como alimentação rica em açúcar, ingestão de álcool, fumar e outros fatores como estresse e ansiedade potencializam a hipercoagulação do sangue. Com isso, o sangue fica menos fluido, o que pode causar vários problemas de saúde. A doação regular de sangue previne esse processo, além de evitar o entupimento das artérias e paredes dos vasos sanguíneos.

5 – Queima calorias

A doação de sangue pode queimar até 650 calorias. Este é o resultado de um estudo feito pela Universidade da Califórnia, em San Diego. A prática pode ser até recomendada a quem está no processo de perda de peso, porém é importante ressaltar que o doador precisa estar em boas condições de saúde e ter níveis saudáveis de ferro no sangue. Além disso, é necessário pesar no mínimo 50kg para fazer a doação.

O Time do Sangue é uma startup do bem, que tem como principal objetivo agilizar o processo de doação de sangue fazendo com que as pessoas salvem, no mínimo, 4 vidas com apenas 1 clique. Basta baixar o app, agendar sua doação e comparecer ao hemocentro no horário marcado. Sem filas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*