25 de novembro – Dia Nacional do Doador de Sangue

Instituído em 1964, o Dia Nacional do Doador de Sangue tem o objetivo de homenagear milhares de brasileiros que, diariamente, se deslocam até os hemocentros para realizar esse ato tão nobre que salva vidas – doadores voluntários e anônimos que dedicam um tempinho para garantir que os estoques de sangue estejam em condições de atender às demandas dos hospitais que realizam transfusão.

A data, 25 de novembro, serve como um incentivo à doação de sangue. No Brasil, menos de 2% da população doa, enquanto a recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) é de que pelo menos 3% da população doe sangue para que os estoques sejam capazes de suprir a demanda. A ciência vem evoluindo constantemente, mas o sangue humano continua sendo insubstituível. É por isso que o ato é considerado tão importante.

Em todo o país, nos meses de junho e novembro (Dia Mundial do Doador e Dia Nacional do Doador, respectivamente), pipocam campanhas de incentivo à doação. Isso porque atrair o maior número possível de doadores é imprescindível para que os estoques de sangue estejam sempre abastecidos. Os principais desafios dos hemocentros são: fidelizar os voluntários para que doem regularmente e sensibilizar aqueles que nunca doaram.

Para doar, o voluntário precisa basicamente estar em boas condições de saúde e pesar mais de 50 quilos. No Brasil, existem mais de dois mil locais que oferecem os serviços de hemoterapia, como coleta e transfusão. Os endereços podem ser encontrados no site do Ministério da Saúde.

A doação dura em média 40 minutos, já incluído o tempo da triagem e da realização de exames. Se formos comparar números e tempo, um dado merece destaque: a cada dois minutos uma pessoa precisa de uma transfusão de sangue. O processo é totalmente seguro e indolor (no máximo, você vai sentir a picada da agulha), não prejudica a saúde e normalmente não provoca efeitos colaterais.

Doar sangue é um ato de amor ao próximo. As transfusões são indicadas em casos de anemia profunda, depois de acidentes ou em cirurgias complexas. Em todos os casos, a vida do paciente está em risco e você pode mudar isso com apenas um pouco do seu tempo.  Comemore o Dia Nacional do Doador de Sangue sendo um doador! Doe vida.

 

 

 

O Time do Sangue é uma startup do bem, que tem como principal objetivo agilizar o processo de doação de sangue fazendo com que as pessoas salvem, no mínimo, 4 vidas com apenas 1 clique. Basta baixar o app, agendar sua doação e comparecer ao hemocentro no horário marcado. Sem filas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*