Você conhece a Colsan?

www.colsan.org.br

Para tornar o processo de doação de sangue mais acessível à população, o aplicativo Time do Sangue realiza parcerias com diversas entidades. A principal delas é a Colsan – Associação Beneficente de Coleta de Sangue – que existe desde 1959 e atua na área de coleta e transfusões desde a sua fundação.

Atualmente, por meio do app, o voluntário consegue agendar a doação nos hemonúcleos da Colsan nas cidades de Sorocaba, Jundiaí, Santos e na capital paulista. “Temos orgulho dos nossos resultados, com uma média de 13 mil coletas voluntárias de sangue, distribuindo cerca de 22 mil transfusões ao mês de hemocomponentes”, afirma o médico Afonso Pereira Cortez, diretor da Colsan desde 2015.

Como funciona a Colsan?

Atualmente, a Colsan oferece como serviços todas as etapas do Ciclo do Sangue, desde a coleta, serviço de aférese, imuno-hematologia, processamento e modificação de hemocomponentes, sorologia, criobiologia, biologia molecular, logística e suporte na área da qualidade.  A associação possui 50 agências transfusionais com gerenciamento próprio e mais de 100 hospitais clientes – quase todos voltados para o atendimento via SUS.

“Entre os diferenciais da Colsan estão 24 horas de assistência hemoterápica além de um laboratório de controle de qualidade e processamentos que funcionam de forma ininterrupta”, conta o médico, destacando que a instituição também possui um laboratório de biologia molecular com foco na resolução de casos complexos de Medicina Transfusional.

Parceria com Time do Sangue

A Colsan e o Time do Sangue trabalham juntos para recrutar doadores de sangue desde a criação do aplicativo, em junho de 2017. O objetivo da parceria é manter o ciclo do sangue, aumentando o número de doações regulares, fidelizando esses voluntários.

“Em Sorocaba, por exemplo, tivemos um incremento nas coletas, principalmente em períodos mais ociosos das equipes, graças ao pré-agendamento”, explica Dr. Afonso. “Acreditamos no projeto e estamos expandindo o uso do aplicativo para toda nossa rede de coleta”, completa.

Aplicativos do bem

O médico ressalta a importância das novas tecnologias para sensibilizar a população diante de problemas em que a ajuda e o exercício da cidadania são necessários. Apps da área de saúde e de cunho social são ferramentas poderosas para conscientizar a população nesse sentido. Especialmente no caso de fomentar a doação de sangue, que salva vidas.

“Trata-se de um aplicativo fácil de usar e com valor social inestimável. A área do sangue, por ser indispensável para a manutenção do funcionamento do sistema de saúde, se insere de forma importante na integração da comunidade com a problemática da manutenção dos estoques”, finaliza.

O Time do Sangue é uma startup do bem, que tem como principal objetivo agilizar o processo de doação de sangue fazendo com que as pessoas salvem, no mínimo, 4 vidas com apenas 1 clique. Basta baixar o app, agendar sua doação e comparecer ao hemocentro no horário marcado. Sem filas.

Marcado com: , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*