12 perguntas e respostas sobre a doação de sangue

O número de doadores no Brasil ainda está abaixo do recomendado pela Organização Mundial de Saúde. Tire aqui algumas dúvidas para fazer a sua parte e garantir a manutenção dos estoques de sangue nos hemocentros.

1) Quem pode doar sangue?

Pessoas com idades entre 16 e 69 anos em boas condições de saúde, com peso acima de 50kg. Menores de idade precisam de autorização de um responsável legal.

2) Por que doar?

Uma única doação de sangue pode salvar até quatro vidas, graças à separação de hemocomponentes que são doados de acordo com a necessidade do receptor. Doar sangue é um ato de amor e solidariedade.

3) Onde doar?

Pelo país, existem mais de 30 hemocentros coordenadores e mais de 500 postos de coleta de sangue. No app Time do Sangue, você encontra as informações sobre os postos que permitem o agendamento e qual o mais próximo da sua região.

4) Como funciona a doação?

Ao chegar ao posto de coleta ou hemocentro, o voluntário passa por uma triagem que irá determinar se está em condições de doar ou não. Além de alguns exames simples, são feitas perguntas sobre os hábitos do doador. Se estiver tudo certo, ele segue para a sala de doação.

5) Quanto tempo demora?

A coleta é rápida: leva menos de 15 minutos. Durante esse período, o voluntário fica acomodado confortavelmente e é acompanhado por profissionais de saúde. O processo é indolor.

6) O procedimento é seguro?

Totalmente. Todo o processo de coleta e distribuição das bolsas de sangue é pensado de forma a garantir a segurança do doador e do receptor. Na doação, todos os materiais utilizados, como agulhas e cateteres, são descartáveis.

7) A doação prejudica o corpo?

Não. O organismo se recompõe em cerca de 72 horas. Mas, os glóbulos vermelhos e o ferro levam mais tempo para alcançar níveis normais, por isso, é importante respeitar um espaço de tempo entre uma doação e outra. Homens podem doar a cada dois meses e mulheres a cada três, respeitando o máximo de quatro e três doações ao ano, respectivamente.

8) O que levar no dia da doação?

Para doar, você precisa apresentar um documento oficial com foto.

9) É preciso estar em jejum para doar?

O voluntário não pode estar em jejum no momento da doação. Faça uma alimentação leve e evite alimentos gordurosos antes de se dirigir ao posto de coleta.

10) O que acontece com o sangue doado?

Depois de passar por exames, o sangue retirado do voluntário passa por um processo de separação de hemocomponentes, que são utilizados para tratamentos específicos. Assim, cada bolsa de sangue pode ser utilizada em até quatro pacientes.

11) Depois de doar, preciso fazer repouso?

A recomendação é que se alimente, evite esforço físico, não opere máquinas, beba muita água, não fume por pelo menos duas horas e não ingira bebidas alcoólicas pelo resto do dia.

12) O que devo fazer se eu me sentir mal após a doação?

Caso você sinta algum mal estar que julgue ser decorrente da doação, entre em contato com o posto de coleta para receber orientações adequadas de acordo com os seus sintomas. Algumas reações como tontura ou sensação de fraqueza são consideradas normais, desde que não persistam. Neste caso, procure sentar-se com a cabeça entre as pernas e aguarde alguns minutos até que se sinta bem.

 

 

 

O Time do Sangue é uma startup do bem, que tem como principal objetivo agilizar o processo de doação de sangue fazendo com que as pessoas salvem, no mínimo, 4 vidas com apenas 1 clique. Basta baixar o app, agendar sua doação e comparecer ao hemocentro no horário marcado. Sem filas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*